Motoristas de vans fazem protesto e caminham por vias da Barra, no Rio

Homens ligados às vans colocam fogo em pneus na rua Engenheiro Souza Filho, em Rio das Pedras e fecham o trânsito (Foto: Gabriel de Paiva/Agência O Globo)

A manifestação de motoristas de vans da Zona Oeste do Rio chegou à Avenida Ayrton Senna, na Barra da Tijuca, localizada na mesma região, por volta das 10h. O grupo caminhou até a subprefeitura da Barra e de Jacarepaguá que fica na via. Os motoristas protestam contra mudanças no esquema de circulação de vans na Zona Oeste e segue para a subprefeitura do bairro. O ato começou na Avenida Engenheiro Sousa Filho, em Rio das Pedras.
Agentes da CET-Rio orientam motoristas na região. De acordo com a RioÔnibus, a frota de que atende a comunidade de Rio das Pedras foi aumentada em 20% para suprir a demanda. Por volta das 11h, os motoristas esperavam a autorização da Polícia Militar para poder operar.
De acordo com a Prefeitura do Rio, o ato é promovido por milicianos. A Secretaria de Segurança Pública do Rio, juntamente com as polícias Civil e Militar, vai trabalhar para identificar esses grupos, conforme mostrou o Bom Dia Brasil. Devido à manifestação, vias no entorno, como a Estrada de Jacarepaguá, estavam fechadas. Essas vias foram liberadas por volta das 8h50.
Às 9h20, o comando do 18º BPM (Jacarepaguá) informou que cerca de 200 manifestantes seguiram pela Estrada do Engenho d'Água, pela Cidade de Deus e, em seguida pela Ayrton Senna. Segundo o tenente coronel Washington Tavares, os policiais do 18º BPM, com apoio do 9º BPM (Rocha Miranda), 14º BPM (Bangu), 27º BPM (Santa Cruz), 31º BPM (Recreio dos Bandeirantes), 40º BPM (Campo Grande) e 41º BPM (Irajá) acompanhavam o grupo em passeata até a Subprefeitura da Barra e Jacarepaguá.
Segundo a Lamsa, concessionária responsável pela Linha Amarela, a via apresentava congestionamento até a altura da Praça do Pedágio.
O delegado Cláudio Ferraz, da Coordenadoria Especial de Transporte Complementar,  ressaltou que o grupo está insatisfeito com o reordenamento do transporte no local. "Nós temos a informação que existem grupos que não estão satisfeitos com o processo licitatório em andamento que reordena o transporte complementar no município. Esses grupos estariam insatisfeitos porque historicamente extorquiam e exploravam a irregularidade a falta de disciplina do segmento", declarou Ferraz. Por volta das 8h, os bombeiros conseguiram apagar o fogo dos pneus da barricada.
Na manhã deste sábado (12) e na noite de sexta (11), eles já haviam feito uma manifestação. Todas as vans  estão proibidas de passar por quatro das principais vias da região. Desde sábado, está proibida a circulação de vans nas avenidas das Américas, Ayrton Senna, Armando Lombardi e Ministro Ivan Lins. O tráfego só estará liberado nas outras ruas da Barra da Tijuca e de Jacarepaguá, mas para uma quantidade bem menor de vans.
LinhasOs motoristas de vans que desobedecerem as novas regras serão multados em R$ 1.250. No total serão 392 veículos divididos em 18 linhas, Todas devem estar nas ruas dentro de cinco semanas.
Três linhas começaram a circular neste sábado.
Taquara x Center Shopping (Via Retiro dos Artistas)
Taquara x Center (Via Nelson Cardoso)
Taquara x Center Shopping (Via Mirataia)
Vans sem licitação e kombis não podem mais circular nesses itinerários. Durante a primeira fase do novo sistema. A frota dos ônibus que fazem esses trajetos deve aumentar em 20%.

0 comentários:

Postar um comentário

 

© 2013 Os Maiores

Back To Top